Muita gente investe no Tesouro Direito e deve ter percebido algumas mudanças na oferta dos produtos. Alguns títulos deixaram de existir e agora podemos contar com novos títulos do Tesouro Direto. Mas também existe outra dúvida que não quer calar: para onde foram os antigos títulos?
Bom, se você está com dúvida sobre esse assunto, pode ficar tranquilo que vou explicar tudinho. E nada de desespero heim? O seu dinheiro não sumiu. Confira abaixo mais sobre isso!
Por que a mudança aconteceu?
Quem investe no Tesouro Direto há algum tempo não ficou surpreso. Isso porque, de tempos em tempos, o governo reavalia os títulos, ou seja, essa mudança para novos títulos do Tesouro Direto é perfeitamente normal. Outro motivo da oferta desses novos títulos é para aqueles que querem investir por mais tempo e possam pegar a parcela mínima do desconto do IR, ou seja, pagar apenas 15% na declaração do imposto.
Quais títulos deixaram de existir?
Bom, vou fazer aqui uma lista dos títulos que deixaram de ser ofertados pelo Tesouro Direto agora em 2020. Confira:
Tesouro Prefixado 2022;
Tesouro Prefixado 2025;
Tesouro Prefixado com juros semestrais com vencimento em 2029;
Tesouro IPCA com vencimento em 2024;
Tesouro IPCA com juros semestrais com vencimentos em 2026, 2035 e 2050.
Quais são os novos títulos do Tesouro Direto?
Com a entrada de um novo ano e para que haja tempo suficiente para que a cobrança do IR seja feita na menor alíquota, começaram a ser ofertados novos títulos no Tesouro Direto para que os investidores possam investir por mais tempo. Confira abaixo quais são eles:
Tesouro Prefixado com vencimentos em 1º de março de 2023 e com vencimento em 1º de janeiro de 2026;
Tesouro IPCA com vencimento em 15 de agosto de 2026;
Tesouro Prefixado com Juros Semestrais com vencimento em 1º de janeiro de 2031;
Tesouro IPCA com Juros Semestrais com vencimento em 15 de agosto de 2030, 15 de agosto de 2040 e 15 de maio de 2055.
O que acontece com os títulos que deixaram de ser ofertados?
Os títulos não vão deixar de existir, até porque você tem dinheiro investido neles. Só não vai ser possível fazer novos aportes. O que vai acontecer é o seguinte: na data de vencimento, o dinheiro vai cair na conta da corretora e você terá que escolher um outro título para investir, um que esteja de acordo com o seu objetivo. E ainda continua havendo a possibilidade de resgatar os valores investidos nos títulos a qualquer momento.
E, para saber investir da forma correta, o mais importante é ter bastante conhecimento. Vou falar um pouco sobre os principais títulos do Tesouro:
Tesouro Selic: é um título menos volátil, ou seja, você não precisa esperar para retirar o seu dinheiro caso precise. É excelente para reserva de emergência;
Tesouro IPCA: é ideal para objetivos de longo prazo como a aposentadoria;
Tesouro Prefixado: é indicado para pessoas querem investir já sabendo quanto vão receber de rendimentos no momento do resgate e para objetivos de médio prazo.
Mas se atente ao fato que tanto o Tesouro IPCA como o Prefixado tem muita volatilidade. Isso significa que sua rentabilidade contratada é garantida no vencimento, mas até lá pode o valor pode oscilar muito e se você decidir resgatar antes pode até perder dinheiro.
Para lidar bem com o seu dinheiro e fazer bons investimentos não precisa de muito, você só precisa estar bem informado e ter um bom controle financeiro. É importante saber para onde o seu dinheiro está indo e como você pode realizar os seus sonhos com ele.
E se você chegou neste conteúdo esperando aprender mais sobre o Tesouro Direto, então confira a playlist completa sobre o assunto!