Há pouco tempo quase não se falava sobre investimento na internet e todos pensávamos que era coisa para “gente rica”. Mas, felizmente, esse assunto foi se tornando cada vez mais popular e muitas pessoas estão deixando de ser poupadoras para serem investidoras. Mas aí vem a pergunta que não quer calar: qual é o melhor investimento?

Entre tantas opções — CDB, Tesouro Selic, Tesouro IPCA, ações, Fundos Imobiliários e outros — qual devo escolher para investir o meu dinheiro? 

Bom, se você ainda não sabe a resposta a essa pergunta está mais do que na hora de descobrir. Continue com a leitura e confira!

Para que investir?

Essa é a primeira pergunta que você deve se fazer antes de buscar qualquer tipo de investimento. Afinal de contas, fazer algo por fazer não é o mais indicado. É preciso entender o porquê de fazer o que se faz, ou seja, por que você está investindo.

É uma pergunta simples, mas muitas pessoas não têm muita clareza sobre a resposta.

Você pode ter pensado (como muitos pensam e não significa que está errado) que investe para ter mais dinheiro, para ficar rico algum dia.

Mas se você colocar o seu foco como investidor no dinheiro, é bem possível que escolhas erradas sejam feitas nesse aspecto. 

Lembre-se de que o dinheiro é apenas um meio para conquistar os seus sonhos. Não pense, por exemplo, em usar o dinheiro para comprar um carro. Pense na viagem que você quer fazer com o carro, se imagine na estrada ouvindo uma boa música e indo em direção à praia.

Certamente, pensando mais dessa forma, o seu investimento faz muito mais sentido de ser.

Melhor investimento existe?

Existe o melhor investimento ou existe o investimento que é compatível com os nossos objetivos? Se você escolheu a segunda resposta, está mais do que certo!

Cada investimento deve estar de acordo com o que se deseja dele e também deve estar de acordo com o seu perfil de investidor.

Por exemplo, se você está dando os primeiros passos e quer montar uma reserva de emergência, existem boas opções para isso, como o Tesouro Selic e o CDB. Mas se você escolheu que quer investir no seu futuro — metas de longo prazo (acima de 5 anos) como aposentadoria ou a faculdade das crianças — o Tesouro IPCA é o mais indicado.

E, se você tem um perfil de investidor mais arrojado e que está disposto a correr maiores riscos para ganhar mais, então investir em ações pode ser uma ótima opção.

Leve em consideração também a sua fase de vida. Os objetivos de uma pessoa de 18 anos e de uma pessoa que já é casada e tem filhos são diferentes. Portanto, na hora de escolher, pense em qual é o melhor investimento para você, levando em consideração essas variáveis e o que mais achar relevante.

Quer assistir ao vídeo no qual explico sobre isso de forma mais detalhada? Então, confira e tenha ainda mais certeza sobre o melhor investimento para você!